Para mandar bem no UNO é preciso aprender bem as regras. Neste artigo, conheça as funções das cartas e as formas de descartar para vencer os seus amigos no UNO.
O jogo é bem simples de aprender, mas você terá de praticar bastante para dominar.
1. Regras Básicas
- O UNO é um jogo de cartas para jogar com 2 a 10 jogadores. O objetivo do jogo é conseguir descartar todas as cartas que tem na mão. O primeiro jogador que conseguir zerar a mão é o vencedor do jogo;
- O UNO é jogado com 108 cartas divididas em quatro cores: vermelho, verde, azul e amarelo. Existem duas cartas iguais numeradas de 0 a 9;
- O jogo começa com um jogador embaralhando as cartas e distribuindo 7 cartas pelos demais jogadores. Depois, coloca-se a carta do topo do baralho para ficar como a primeira carta no topo da pilha de descarte. O primeiro jogador a jogar é o jogador à esquerda do distribuidor e o jogo segue no sentido horário;
- Cada jogador, na sua vez, pode descartar uma carta conforme a carta no topo da pilha de descarte. Você pode descartar as cartas da mesma cor, do mesmo número ou com o mesmo desenho (veja nas instruções mais adiante);
- Sempre que não conseguir descartar uma carta na sua vez, você terá de comprar uma carta. Se não conseguir jogar a carta que comprou, você tem de passar a vez;
- Quando você descartar a penúltima carta, tem que dizer alto UNO. Se esquecer e outro jogador reparar, você terá de comprar duas cartas.
2. Como descartar cartas durante o jogo
O jogador pode descartar as cartas da mesma cor que a carta em cima da pilha de descarte. Neste exemplo, o jogador pode descartar as 3 cartas verdes marcadas com a seta.
Também é possível descartar as cartas com o mesmo número. Você pode ver na imagem que o jogador tem uma carta amarela com o número 4. Neste caso, esta é a única carta que ele pode descartar.
Nesta situação, o desenho da carta em cima da pilha de descarte é igual à carta do jogador. É possível também jogar as cartas com mesmo desenho.
3. Cartas Especiais
A Carta +2 obriga o jogador seguinte a comprar duas cartas
Você pode usar a carta +2 desde que tenha a mesma cor da carta em cima da pilha de descarte. Quando o jogador usa esta carta, o jogador seguinte compra duas cartas e não pode jogar nesse turno.
A carta Coringa escolhe a cor para o próximo turno
A carta Coringa é usada para mudar a cor do naipe para o turno seguinte. A grande vantagem desta carta é que pode ser jogada a qualquer hora.
A carta Coringa +4 escolhe a cor e obriga o jogador seguinte a comprar quatro cartas
A carta Coringa +4 pode destruir o jogo do jogador seguinte. Quando usa esta carta, você define a cor do naipe e o jogador seguinte compra quatro cartas e perde a vez. Mas você só pode jogar o Coringa +4 quando não puder descartar nenhuma outra carta.
A carta de pular faz o jogador seguinte perder a vez
Você pode jogar a carta pular se esta for da mesma cor ou em resposta a uma carta de bloqueio. Quando esta carta é jogada, o jogador seguinte perde a vez.
A carta inverter muda o sentido do jogo
Quem joga esta carta tem o poder de inverter o sentido do jogo. Esta carta pode ser jogada se coincidir com a mesma cor ou em resposta a uma jogada anterior com a mesma carta.
4. Outras dicas para jogar UNO
- Apesar do UNO ser um jogo simples de entender é difícil de aperfeiçoar. Jogar no PC ajudará você a conhecer as regras e ganhar alguma experiência.
- Fique atento. Isso é importante em todos os jogos de cartas, mas o UNO ainda mais. Se verificar, por exemplo, que um jogador está colocando muitas cartas seguidas da mesma cor, tente trocar de cor na sua vez.
- Números correspondentes são para ser descartados assim que possível. Jogar cartas repetitivas é pouco vantajoso.
- Jogue um número de carta alto em primeiro lugar. Não esqueça que UNO é também um jogo de contar pontos- quanto menos pontos juntar, mesmo sem ganhar, são importantes para a pontuação total.
- Pegou uma carta especial? Guarde-a para o final.
- Há momentos melhores que outros para usar a carta de inverter.
- Tente sempre jogar cartas da mesma cor no início de cada partida. Além de ficar com menos cartas ser mais motivador, pode quebrar o jogo de seu adversário.
- Quando jogar um Coringa +4, mude a cor. Se não o fizer, um adversário mais atento adivinhará as suas cartas restantes.
- Nunca fique com mais de duas Cartas +2. Pode parecer tentador, mas pode impedir sua vitória.
Agora que você aprendeu as regras, chegou a hora de praticar. Então, antes de jogar UNO com seus amigos, treine primeiro contra o computador para depois surpreender todo mundo.